CONESD participa do III Congresso sobre Drogas – OAB PR 23/11/2020 - 10:27

Nos dias 09 a 13 de novembro do decorrente ano, o Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas participou do “III Congresso Sobre Drogas: Álcool e Outras Drogas Confrontos Entre o Lícito e o Ilícito” organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná por intermédio da Comissão de Políticas Sobre Drogas, a qual é presidida pelo conselheiro representante da OAB PR, Luiz Carlos Hauer, neste CONESD.

A abertura contou com a participação do presidente da OAB PR, Cássio Teles; da vice-presidente da OAB PR, Marilena Winter; do secretário nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança, Luiz Roberto Beggiora; do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Jr; do presidente e vice–presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas, Luiz Carlos Hauer e Dayane Candatten; da presidente da Comissão do Pacto Global, Jaqueline Lobo da Rosa; e do Presidente do CONESD e Diretor do NEPSD, Renato Figueroa.

Foram 13 painéis temáticos dando início a uma série de debates sobre a política nacional de drogas, sendo seis destes com participação de conselheiros do CONESD, confira:

Mesa 3 - “A estreita ligação do álcool, sexo, drogas, mulheres, população LGBTI com a violência” com Fábio Lopes (mediador), conselheiro titular pelo Conselho Regional de Psicologia – CRP PR no CONESD.

Mesa 4 - “Beber e dirigir: a banalização de um crime” com Renato Figueiroa (mediador), conselheiro pela Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP e presidente do CONESD.

Mesa 5 - “Desafios e perspectivas da saúde mental e transtornos por usos de substâncias psicoativas no Brasil pós pandemia” com Maristela Souza (palestrante), conselheira pela Secretaria de Estado da Saúde – SESA no CONESD.

Mesa 6 - “A realidade da política pública prisional sobre drogas – caminhos e propostas para mudanças eficazes” com Rita de Cássia Naumann (palestrante), conselheira pelo Departamento Penitenciário – DEPEN no CONESD.

Mesa 7 - “Família e dependência química: construindo a recuperação” com Luiz Carlos Hauer (mediador), conselheiro pela OAB PR no CONESD.

Mesa 9 - “ECA, RDC 03/2020 – como devemos cuidar de crianças e adolescentes usuárias de drogas” com Carlos Augusto Weber (mediador), conselheiro pela OAB PR no CONESD.